Endometriose, Mioma e Cistos Ovarianos

Ginecologia

O que é Endometriose?

A endometriose, em linhas gerais, é a presença de endométrio (tecido que reveste a parte interna do útero) fora da cavidade uterina. Todo mês, o endométrio cresce e, na ausência da fecundação, descama ocorrendo a menstruação. É sobre este tecido que o embrião se implanta.

Saiba como é feito o tratamento clicando aqui

O que é Mioma?

O mioma uterino é um tumor benigno que se desenvolve no útero. Os tumores intramurais, localizados no interior da parede do útero, são os mais comuns e podem ocasionar dor na região pélvica e sangramento vaginal aumentado. Já os miomas subserosos acometem a parte mais externa do útero, chamada de camada serosa, e normalmente, não aumentam o sangramento vaginal. Por outro lado, podem gerar compressão do intestino e da bexiga, causando dor e até alterações no hábito urinário ou intestinal.

O que é um cisto ovariano?

O cisto ovariano ou, simplesmente, cisto no ovário, nada mais é que uma “bolsa” revestida por uma membrana fina, com líquido em seu interior que se forma dentro ou ao redor do ovário. Pode causar dor na região pélvica, inclusive durante relações sexuais, menstruação irregular e até dificuldade para engravidar, como ocorre nos quadros de endometrioma. Em 90% dos casos, o cisto ovariano é benigno, sendo mais comum em mulheres com idade entre 15 e 35 anos, porém pode surgir também em outras faixas etárias.

AgendeSua Consulta Agora Mesmo

Patologias eTratamentos