Rotina Ginecológica

Ginecologia

Exames ginecológicos de rotina são fundamentais para acompanhamento da saúde feminina, de forma que a regularidade da realização é essencial para identificar precocemente doenças como o câncer de colo de útero, iniciando o tratamento e aumentando as chances de sucesso. A consulta ginecológica deve ser realizada uma vez ao ano, no mínimo.

Por meio do toque vaginal o médico analisa principalmente a vagina, o colo e o corpo do útero. O médico ginecologista introduz dois dedos na vagina e, ao mesmo tempo, coloca a outra mão sob o abdômen. Assim, pode sentir o colo do útero, e por meio de movimentos de ambas as mãos examinam-se o útero, as trompas e os ovários.

Exame especular: Introduz-se um espéculo no canal vaginal para diagnosticar de lesões e inflamações, presença de corrimento ou de hemorragias, sendo uma técnica inicial que pode exigir exames complementares caso identifiquem-se alterações.

Exame clínico das mamas: Realizado para examinar as mamas, a fim de encontrar sinais e sintomas de doenças. O médico repete os mesmos procedimentos realizados pela paciente no autoexame das mamas.

Papanicolau:
Um dos principais exames ginecológicos de rotina, o papanicolau consiste na raspagem no interior do colo do útero visando retirar uma amostra das células para análise laboratorial. Através do material colhido no Papanicolau, é possível analisar células da vagina para detectar inflamações, displasias e doenças como HPV e o câncer de colo do útero.

Colposcopia:
O colposcópio permite visualizar a vagina e o colo do útero aumentando a visualização de 10 a 40 vezes o tamanho normal. É realizado fora do período menstrual. Para a realização desse exame, recomenda-se a abstinência sexual por 48 horas e devem-se evitar exercícios físicos intensos.    

AgendeSua Consulta Agora Mesmo

Patologias eTratamentos