O problema surge quando o endométrio, por inúmeras razões, passa a fixar-se em outros órgãos, como ovários, tubas uterinas, intestino, bexiga, ureter, peritônio, diafragma, pulmão e, até mesmo, no próprio útero, dentro do músculo. Neste último caso é chamado de adenomiose.
Ler MaisA cirurgia minimamente invasiva laparoscópica, considerada padrão ouro, é realizada através de pequenas incisões, diferente do método tradicional que recorre a cortes maiores.
Ler MaisMais conhecido popularmente como ‘chip da beleza’, o implante hormonal vai muito além de fins estéticos, que impulsionaram a divulgação de seu uso.
Ler MaisOs contraceptivos também passaram a ser considerados uma das principais ferramentas de planejamento familiar.
Ler MaisNos dois primeiros anos após a menarca é comum apresentar alguma irregularidade. E claro, a interrupção da menstruação é normal também quando ocorre a gravidez e a menopausa, última menstruação da mulher, encerrando o seu ciclo reprodutivo.
Ler MaisEntre os sinais de alerta mais comuns está menstruação irregular, somada a alta produção de hormônios masculinos (andrógenos), principalmente testosterona, e presença de microcistos nos ovários.
Ler MaisHisterectomia laparoscópica é menos invasiva e com menor risco de infecção à paciente, além de exigir menor tempo de hospitalização e recuperação pós-cirúrgica.
Ler MaisEntre as principais vantagens da miomectomia laparoscópica estão menor tempo de recuperação da paciente após a cirurgia, menor perda de sangue durante o procedimento e, consequentemente, menor necessidade de transfusão.
Ler Mais