Realizar procedimentos ginecológicos de maneira menos invasiva ao corpo da mulher, promovendo a saúde feminina e proporcionando mais qualidade de vida as mulheres e, em alguns casos, restabelecendo a fertilidade. Esse tem sido um norte na carreira da médica ginecologista Raquel Lima. O ambiente atual de trabalho é bem diferente do sonhado na infância e adolescência, quando se imaginava engenheira ou oceanógrafa. Inclusive, chegou a passar no vestibular para Engenharia Química na Universidade Estadual de Maringá (UEM), mas, por alguma razão especial, decidiu mudar o curso da carreira e apostar na Medicina.
Porém, desde o princípio, quando deu início ao curso de Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) já sabia o que queria: Ginecologia. Ao longo da sua residência médica em ginecologia e obstetrícia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), aguçou ainda mais a sua escolha para investir em cirurgias ginecológicas minimamente invasivas, que exigem alto nível técnico. A exigência da área não a assustou. Aliás, foi o combustível que a moveu em busca dos procedimentos de referência nesta área.
Com o propósito de exercer a medicina primando pelas melhores técnicas e pelo constante aprimoramento profissional, a fim de resolver as dores das pacientes de forma menos invasiva, Raquel aperfeiçoou-se em Endoscopia Ginecológica e Endometriose pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Foram quatro anos ao lado do professor doutor chefe do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Paulo Ayroza Ribeiro e da Professora Doutora Helizabet Salomão Abdalla Ayroza Ribeiro, chefe do setor de Endoscopia Ginecológica e Endometriose da Santa Casa de São Paulo, nomes consagrados mundialmente na área de cirurgias ginecológicas minimamente invasivas.
Retornando ao Paraná, foi trabalhar em Londrina com Dr Ricardo Pereira, médico consagrado mundialmente na área de ginecologia minimamente invasiva. E com o Dr. Fernando de Paula, médico de renome na área. Nesse período permaneceu em constante aprimoramento realizando seu doutorado junto a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e participando de congressos nacionais e internacionais. Em maio de 2019 defendeu sua tese de doutorado com o seguinte tema “Avaliação do risco de envolvimento ureteral em pacientes com endometriose profunda infiltrativa acometendo o ligamento uterossacro”, recebendo seu título de Doutora em Medicina.
Atualmente, Raquel atua na Clínica Maistro em Apucarana e Materclin em Londrina como ginecologista realizando procedimentos minimamente invasivos. E atua junto ao Núcleo Avançado de Videoendoscopia (N.A.V.E.G – www.nucleonaveg.com.br) do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo nas áreas de ensino e pesquisa. A médica continua em constante aprimoramento, trabalhando com médicos de renome na área e participando de congressos e cursos nacionais e internacionais. Sua grande motivação é o desafio de estar em constante aprimoramento realizando procedimentos modernos e seguros, praticando assim, uma medicina de alta qualidade com promoção de saúde e qualidade de vida para suas pacientes.
Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Londrina
Aperfeiçoamento em Endoscopia Ginecológica e Endometriose pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)
Título de Especialista em Endoscopia Ginecológica pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)
Médica Assistente Voluntária do Setor de Endoscopia Ginecológica e Endometriose da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Curso de Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva e Anatomia Laparoscópica Avançada, IRCAD - Universidade de Strasbourg, França
Membro da Comissão Especializada de Endoscopia Ginecológica da Febrasgo
Publicação na Revista Internacional - Fertility and Sterility
Endometriosis on the uterosacral ligament: a marker of ureteral involvement - http://dx.doi.org/10.1016/j.fertnstert.2017.04.013
Curso 1º World Congress on Neuropelveology of the International Society of Neuropelveology (ISoN) - Zürich, Switzerland
Doutorado em Pesquisa em Cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo